sábado, 20 de junho de 2009

Túnel do Tempo: As Primeiras Medalhas em Jogos Olímpicos

Atlanta 1996, num verão excessivamente quente, o vôlei de praia ia fazer sua estréia em Jogos Olímpicos, e foi logo em grande estilo.
O Brasil tinha uma expectativa muito grande em relação ao vôlei de praia, principamente no feminino, onde nossas duplas vinha dominando o circuito mundial. A pressão por uma medalha era muito grande, se não conseguissem uma medalha, seria considerado um grande fracasso, uma enorme frustração.
As duplas que representaram o Brasil foram: Adriana e Mônica e Jacqueline e Sandra.
As expectativas em cima de Jackie e Sandra eram maiores ainda, pois eram as atuais campeãs mundiais, mas mais difícil do que lidar com a pressão, as duas tinha que saber lidar com a personalidade forte de cada uma, as brigas eram constantes, mas o objetivo era ganhar uma medalha, de preferência de ouro!
A estréia das nossas duplas, foi no dia 23/07/96, Adriana e Mônica venceram as italianas Loretta x Solars por 17x15 (nessa época, a fase classificatória era disputada em apenas um set de 15 pontos, tendo de ter uma diferença de dois pontos para fecharem, a ainda existia a vantagem), no outro jogo Jackie Silva x Sandra Pires (como eram chamadas), venceram fácil a dupla da Indonésia Timy x Eta por 15x2.
No dia seguinte, Jacke e Sandra tiveram um pouco mais de dificudade para vencerem a dupla da Austrália por 15x13, já Adriana e Mônica passaram bem pelas americanas Fontana e Hanley por 15x10.
No dia 25/17, Jackie e Sandra venceram Adriana e Mônica por fácil 15x4. Com esse resultado Jackie e Sandra já estavam classificadas para as semi-finais, e a pressão em cima delas era enorme, eram as grandes favoritas ao ouro.
Adriana e Mônica no dia 25/07, disputaram a repescagem contra as japonesas Fujita e Takahashi e venceram por 15x4, mais uma dupla classificada para as semi-finais, mais chance de medalhas para o Brasil.
No dia 26/07/96 às 16:00, na arena 2, Adriana e Mônica, bateram a dupla australiana Potharst e Cook por 15x3 e conquistaram a vaga para uma inédita final.
Quase no mesmo horário às 16:15, na arena principal, diante de uma praia lotada, cerca de nove mil pessoas, Jackie e Sandra não tomaram conhecimento da torcida e da dupla americana Fontana e Hanley, o placar chegou a 9x0, e as meninas fecharam a semi-final em 15x8.
Momento histórico para o esporte brasileiro, pela primeira uma mulher conquistaria uma medalha.
A final foi disputada numa tarde nublada do dia 27/07/96 as 16:15, e Jackie Silva e Sandra Pires, venceram Adriana e Mônica por 2x0, parciais de 12/11 e 12/6 (as finais eram disputadas em set de 12 pontos).
Festa em Atlanta, festa no Brasil, e uma linda confraternização no pódio.

Classificação Final:
1º JACKIE E SANDRA (BRASIL)
2º MÔNICA E ADRIANA (BRASIL)
3º POTHARST E COOK (AUSTRÁLIA)
4º FONTANA E HANLEY (USA)

As Heroínas:
Jacqueline Louise Cruz Silva
Sandra Tavares Pires

Adriana Ramos Samuel
Mônica Rodrigues

Um comentário:

  1. Lembro desses jogos!Estava morando no Recife e trabalhando com meu amigo Gileno que naquele ano era meu patrão!Nós até assistimos o jogo juntos e torcemos muuuito!!! Otima lembrança Rose.Mais uma vez com uma memoria hein? kkkkk Beijos:)

    ResponderExcluir