sábado, 6 de junho de 2009

Túnel do Tempo: O Grand Prix de 1994

O Brasil chegou para disputar o 2º Grand Prix de Vôlei, com uma seleção renovada, que já tinha conquistado alguns títulos naquele ano, inclusive a BCV Cup (Torneio de Montreux), mas não era considerado favorito, isso era com a seleção cubana.
No primeiro fim-de-semana, o Brasil jogou em Macau, num grupo que tinha além do Brasil, Peru, Holanda e China.
O time base do Brasil era: 2- Ana Moser, 4- Ida, 9 -Hilma, 11- Márcia , 13- Ana Flávia e 14- Fernanda.
O Brasil estreou no dia 19/08/94 contra a Holanda e venceu por 3x0 (infelizmente não tenho as parciais dos jogos),
no dia seguinte o Brasil massacrou a equipe peruana, também por 3x0 e fechou o fim-de-semana vencendo as donas da casa por 3x1.
No segundo fim-de-semana, o Brasil jogou em Taiwan, num grupo com Taiwan, China e Rússia, o time base para esse fim-de-semana era: 2- Ana Moser, 4- Ida, 5- Ana Paula, 10- Virna, 11- Márcia e 14- Fernanda.
O Brasil estreou no dia 26/08/94 contra as doas da casa e passeou em quadra vencendo por fáceis 3x0, no dia seguinte foi a vez da Rússia sentir o poder de nossas meninas, mais um 3x0, no dia 28/08 o Brasil fechou o fim-de-semana com outra vitória sobre a China por 3x1.
No terceiro fim-de-semana, a seleção viajou para Indonésia e ficou no mesmo grupo que Rússia, Itália e Japão.
A estréia foi no dia 02/09/94 e o Brasil sofreu seu primeiro revés, perdu para a Rússia por 3x2, no dia seguinte venceu a Itália por 3x0 e no dia 04/09/94, perdeu pela segunda vez, 3x2 para o Japão.
A fase final foi disputada em Xangai, e junto com o Brasil, disputavam o título Cuba, China e Japão, quem vencesse mais jogos seria o campeão.
O Brasil estreou no dia 10/09/94 contra a fortíssima seleção cubana (que buscava o bi-campeonato) e num jogo memorável o Brasil bateu as atuais campeãs olímpicas por 3x2. No dia seguinte, o Brasil venceu a China por 3x1.
No dia 12/09/94, o Brasil entrou em quadra com a missão de vencer o tradicional time do Japão, nossas meninas jogaram como nunca e venceram por 3x1! Muita festa em quadra, era até então o campeonato mais importante que o Brasil tinha conquistado até ali, era um momento histórico para o vôlei feminino brasileiro.
Fernana Venturini foi eleita MVP do campeonato e melhor levantadora, Hilma ganhou prêmio de melhor defesa e Márcia , lvou o troféu de melhor bloqueio.
Foi o começo da hegemonia do vôlei feminino em Grand Prix de lá pra cá o Brasil já conquistou o título seis vezes, é disparado o maior vencedor da história do torneio que começou em 1993.
As 12 jogadoras que entraram para a história:
2- Ana Moser
3- Janina
4- Ida
5- Ana Paula
9- Hilma
10- Virna
11- Márcia
12- Edna
13- Ana Flávia
14- Fernanda
15- Fofão
16- Estefânia

4 comentários:

  1. BOM TEMPO! NOSSA LEMBROU QUE ESTAVA NA CASA DE UMA AMIGA VENDO ESTE JOGO DO BRASIL E JAPÃO. ESTA MUITO LEGAL O SEU BLOG GOSTEMUITO DESTA MATÉRIA QUE MEMORIA.KKKK FALTOU VIDEO MAIS TUDO BEM.
    BEIJOS

    ResponderExcluir
  2. Nossa. Que tempo bom era aquele. Foi um jogão. Eu também lembro dessa partida do Brasil contra o Japão. Eu adorava esse time, que para mim, era dos sonhos. Todas essas jogadoras brasileiras, são ótimas e jogavam como ninguém. Claro que há jogadoras ótimas hoje em dia... Mas às vezes é bom relembrar essa fase onde o Brasil não era considerado favorito e mesmo assim arrasava. Rose, minha amiga, como sempre você arrasou. Seu blog está lindo e me orgulho muito de você. Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. O Time das Anas.. noooossa que saudade, depois dessa equipe eu perdi um pouco do encanto pelo volei, ainda gosto, mais gostava mais desse Time e outros mais antigos com isabel e cia... Aí que saudade!!

    ResponderExcluir
  4. As parciais do jogo Brasil vs Holanda no Mundial de 1994 foram: 1º set (15-4)/ 2º set(15-5) e 3º set (15-4).

    ResponderExcluir