segunda-feira, 25 de maio de 2009

Túnel do Tempo: Jogos Olimpícos de Atlanta 1996 Parte III - A Inédita Medalha de Bronze


Depois de perder um jogo dramático para a seleção cubana, o Brasil enfrentaria pela disputa do bronze a seleção da Rússia que havia perdido para China na outra semi-final.
O jogo foi realizado no dia 03/08/96 13:00 (horário de Brasília) e desde o começo do jogo, as meninas sabiam que não teriam vida fácil, as russas entraram voando em quadra, o mas o Brasil apesar de abalado conseguiu equilibrar as coisas e venceu o primeiro set por 15/13.
No segundo set p Brasil cometeu muitos erros, as jogadas não funcionava, e a Rússia deu um baile, e ganhou o set por 15/04.
No terceiro set, as seleções voltaram equilibradas, para o Brasil conseguir a virada de bola era um sofrimento, a bola sempre raspava no bloqueio ou as russas defendiam, mas o Brasil conseguiu controlar os nervos e fechou a parcial em 15/10.
Quarto set, a Rússia veio com tudo, saque eficiente, bloqueio perfeito e virada de bola impiedosa, logo as pupilas de Karpol abriram uma boa margem; foi então que Bernardinho mudou metade do time, saíram Virna, Márcia e Ana Flávia, para as entradas de Filó, Leila e Ida. O Brasil equilibrou o set, mas não foi suficiente para a vitória da Rússia por 15/08.
Quinto e decisivo set, era hora da conversa, hora de por os nervos no lugar, e nossas meninas entraram dispostas a trazerem a tão sonhada medalha, a pancada de Ana Moser no primeiro ponto do set, foi o cartão de visitas do Brasil, jogando muito bem, com distribuições perfeitas de Fernanda, e com as jogadoras que entraram virando tudo, o Brasil foi construindo uma vantagem ao longo do set, até fechar a parcial em 1513 e o jogo em 3x2.
Festa em quadra, muito choro, muita alegria, agora elas podiam se orgulhar mais ainda, de conquistar a primeira medalha para o esporte coletivo feminino.
Essa geração de 96, é considerada por muitos, a melhor geração de vôlei que o o Brasil produziu.
As doze brozeadas.
2- Ana Beatriz Moser
4- Ana Margarida Alvarez (Ida)
5- Ana Paula Rodrigues Conelly
8- Leila Gomes de Barros
9- Hilma Aparecida Caldeira
10- Virna Cristine Dantas Dias
11- Márcia Regina Cunha
12- Ericléia Bodziak (Filó)
13- Ana Flávia Chitara Daniel Sanglard
14- Fernanda Porto Venturini
15- Hélia Rogério de Souza (Fofão)
17- Sandra Maria Lima Suruagy

Técnico: Bernardo Rocha de Rezende
Auxiliar Técnico: Ricardo Tabach

2 comentários:

  1. Éh lembro desse BRONZE como se fosse uma ouro!Uma conquista com muito orgulho e força de vencer que sempre tiveram.Uma maravilhosa lembraça Rose.Beijos :)

    ResponderExcluir
  2. Eu chorei junto com as meninas, tanto nas derrotas como na vitória final. Que Medalha, pra mim ela vale ouro, diamante... Nessa época minhas musas eram Ida e Ana Flávia (séria e sempre centrada no jogo)...
    O volei atualmente ganha títulos bem mais importantes mais essa turma ñ me encanta tanto.. Não sei o que falta....

    ResponderExcluir